Eu estou no sexto ano apenas, mas já recebo pacientes nos ambulatórios com as suas hipóteses diagnósticas feitas pelo Dr. Google.
A medicina tem sofrido a influência do digital há um bom tempo. Mas até 2020 estava tudo normal…
Você no seu consultório em paz, atendendo na sexta à tarde o paciente Sr. José que veio recomendado pela prima Maria da última terça do mês passado.
Mas depois que o CFM liberou a telemedicina, você passou a ver colegas atendendo do conforto das suas casas por vídeo e, pior (ou melhor), cobrando mais por isso.
Você até assinou a plataforma (cara) da Doctoralia para aparecer no Google. No entanto, precisa pagar ainda mais caro na mensalidade pra aparecer em primeiro na sua especialidade.
Você até tentou pagar uma agência para fazer seus posts do instagram mas não teve resultado nenhum (e nós sabemos o motivo, mas você ainda não).
E você passa a achar que isso tudo é besteira e que você precisa fazer um bom trabalho no consultório e pronto. Talvez até faça como um preceptor no fim de fevereiro que reclamava que “o outro tinha tempo para aprender tanta coisa sobre internet e um dinheirão pra jogar fora na internet“.
Mas a verdade é que nenhum dos dois sabiam o que estavam fazendo. Eles não estudaram para isso. Mas deixa eu te contar um segredo… você não precisará perder tanto tempo, porque: